A espera acabou. Eu
preparei esta página para todos aqueles que há tempos
vinham perguntando sobre detalhes e também para os que acabaram
de saber dessa expedição. Se você recebeu esse link, é um amigo, amigo de um amigo, ou alguém que possa ter algum interesse nisso, então aí vai o que temos até agora. A rota Tudo começa em Miami, rumo oeste ao Arizona e depois para cima até a Baia de Prudhoe, o ponto mais ao norte que se pode ir dirigindo (sim, é acima do círculo polar ártico). Topo do mundo atingido, vamos descer até o Ushuaia. O ponto mais ao sul que se pode chegar dirigindo (não, não é abaixo do círculo polar antártico, não se pode chegar lá dirigindo). Entre esses dois extremos, passaremos pelo maior número de parques, florestas, montanhas, praias, desertos e trilhas que pudermos encontrar. |
O
período Como ninguém gosta de ficar congelado. Vamos sair de Miami em Junho e chegar no Alaska em Julho, ainda no verão. |
Vamos finalizar o
continente sul americano explorando o Brasil até o nordeste. A
duração da viagem não está definida,
não estamos em uma excursão com guia. A estimativa
é entre 4 e 8 meses e aproximadamente 40 mil quilometros (talvez
rodemos mais uns 4 mil só para rodar o equivalente a
circunferencia da Terra) A equipe Não poderia ser mais simples. Renato & Renato, mais que apenas pai e filho, dois sujeitos encarando o mundo no melhor espírito de aventura. O mais velho é fotógrafo, o mais novo recém formado em Administração de Empresas e depois dessa viagem termina a faculdade de Engenharia. O vídeo abaixo, de 3 minutos, foi nosso filme de inscrição para o programa Amazing Race America Latina em 2009. |
O
Background Apesar desta ser a mais longa até agora, viagens de carro não são uma novidade para essa dupla, que já acumulou milhares de quilometros em vários países pelo mundo. |
Como piloto de
Rally tanto em carro como moto por quase 3 décadas, Renato
"Senior" tem a experiencia para manter as engranagens girando mesmo nas
mais adversas situações e desenvolver
soluções para minimizar os problemas antecipando as
necessidades de tal empreitada. Isso inclui a criação,
fabricação, otimização ou
modificação dos equipamentos existentes.
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O Motivo Porque fazer isso? Essa é a pergunta errada, a correta é: Por que não fazer? O Veículo A maior parte do caminho provavelmente será feita em 4 rodas, e para isso escolhemos um Jeep Wrangler Unlimited Rubicon (é, eu sei que talvez não seja o carro mais apropriado para esse trabalho, alguns até dirão que ele nem pode ser considerado um verdadeiro carro de expedição mas, e daí? Ele é um JEEP). |
O Equipamento
Muitas vezes a diferença entre chegar ou não no destino depende da qualidade do que estiver utilizando, durabilidade e confiabilidade nas partes e peças é fundamental. Pára-choques, Placas de proteção, Faróis, Geladeiras etc, o mercado está repleto de opções e o preço mais baixo nunca deve ser considerado como decisivo na escolha. Um guincho barato vai te deixar muito feliz até que você precise usar-lo e ele queime, o mesmo vale para um rack de teto empenando com o peso e arruinando seu teto. Entretanto pagar mais apenas por uma etiqueta famosa também não é sinal de esperteza. Por que essa introdução? Porque talvez você possa querer saber a razão de algumas marcas estarem borradas nas fotos. Isso é porque ainda não decidi o melhor custo/benefício de algumas peças. As escolhidas serão listadas depois. area. A barraca Em cima do Rubicon vamos colocar uma barraca dobrável com anexo abaixo dela. A marca é CarTopCamper e o modelo 3-person. |
E com mais essa barraca de 4,5 x 4,5 metros vamos ter uma área coberta ainda maior, suficiente até para guardar o carro embaixo enquanto estivermos fazendo alguma atividade longe dele. |
Rack de
teto São basicamente de dois tipos: cesta e reto, o primeiro é melhor para pequenos objetos, o segundo tem mais superfície de contato para uma barraca de teto. Existem também duas formas de fixação, diretamente no teto ou em uma estrutura de gaiola. |
Guincho Com preços que
variam de 400 a 1200 dólares dentro da mesma categoria a escolha
é difícil. É claro que ninguém quer uma
cópia barata com engrenagens de plástico que vá
quebrar logo no primeiro uso, mas alguns parecem demasiadamente caros.
As opções além das marcas são também
no tipo de cabo, aço ou plástico (dyneema), este muito
mais leve mas também mais caro. O modelo e marca definitivos
ainda não foi escolhido.
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Suspensão Levantar a
suspensão não é uma opção para um
veículo que vai trafegar tanto em rodovias. Mas a troca dos
amortecedores originais pelos Rancho RS9000XL é sem
dúvida uma boa escolha. O novo modelo tem um controle remoto sem
fio . para calibragem, apesar de eu já ter utilizado esses
amortecedores durante vários anos, esse controle sem fio
é uma incógnita, vamos conferir.
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Extras Quando não em 4
rodas, é possível que estejamos em 2, pedalando pelas
cidadezinhas ou mountain biking. Nossa primeira escolha é essa
beleza aí embaixo. Pelas informações que consegui
até agora ela ainda não está disponível,
mas eu tenho que tentar botar minhas mãos em duas dessas!!
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E essa não será apenas uma expeidção por terra, ao contrário. Sempre que possível estaremos no ar, nos jogando pela porta de um avião de paraquedas ou voando de parapente. A SOL Paragliders irá desenvolver os parapentes com tecido mais leve para a viagem. |
Os
Eletrônicos Imagem Câmera SLR - Sony Alpha 100, é leve e resistente. Uma Alpha 850 ou 900 poderia ser melhor pelo sensor "full size" (logo maior resolução) mas não posso afirmar se elas aguentam o tranco como já comprovei que a A100 aguenta. Talvez eu possa levar um corpo sobressalente se o pessoal da Sony se interessar em um test drive... As lentes serão de 18 a 800mm (equivalência ao 35mm). Point & Shot - Sony Cybershot TX3 (10Mpx, a prova de água e de congelamento e com função panorama) e - Kodak V570 (duas lentes, já está fora de linha, mas ainda é a melhor câmera pequena de 5Mpx que o dinheiro pode comprar) Vídeo Ação - Três câmeras Full HD: Contour ou GoPro, as duas são excelentes. A maior diferença entre elas está mesmo no formato. - Tive uma boa experiência com a Canon HF-20 mas a vendi no mês passado, ainda estou procurando pela próxima. A bolsa da câmera é exclusiva e foi feita por um amigo (www.wollner.com.br) |
Posicionamento GPS Garmin 18 conectado em um PC tablet no painel do carro GPS Garmin Nuvi 175 para as bicicletas GPS Garmin 76Csx para paragliding e gravação do trajeto SPOT para posicionamento online via Google Earth. |
Desempenho Um turbo me passou pela cabeça, mas não vale a pena mexer com um caro zero km na garantia. Um chip de performance parece uma boa opção para uns HPs a mais, calibrar o velocimetro e melhorar o consumo. |
Segurança Rádios - CB (Uniden/Radio Shack), VHF (iCom ICV-8 and iCom IC-V90a) e GMRS/FRS (Motorola SX700). Spot Satellite GPS Messenger - Esse é "O" equipamento que nenhum aventureiro deve sair de casa sem ele. Veja mais detalhes dele em http://la.findmespot.com/pg/ |
Por enquanto
é isso. Se estiver interessado em detalhes sinta-se a vontade
para mandar um email para: americas2011@yahoo.com
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Boas trilhas e bons vôos! |